terça-feira, 19 de maio de 2009

descontinuidade



(Caminhando caleidoscópio, foto digital)
Continuando o que não havia começado... Tenho um dicionário velho ao qual sempre recorro quando preciso explicar o que já sei e ainda não fui capaz de expor com palavras. Ali o termo descontinuidade é citado como ausência de continuidade e propriedade de descontínuo, nada mais ambíguo: a existência de ausência. Fui até seu vizinho de página achei descontinuador, aquele ou o que produz a descontinuação, a infreqüência (como o dicionário era o velho vou usar acentuação antiquada), a interrupção. EUREKA, o óbvio se apresenta. Uma descontinuidade não é um acidente que devemos reparar para que a continuidade se restabeleça. A figura do descontinuador revela que a ação é humana, portanto, a despeito da moral, merecedora de um olhar que a reconheça diversamente da sua conotação maléfica. A busca de definir o termo tentou problematizar a questão do deslocamento conceitual do objeto cotidiano para inferir nele o estatuto de obra de arte, que se refere em síntese e princípio à ação duchampiniana. Especialmente, no caso de arte cinética, nos filmes que Marcel Duchamp, assim como Andy Warhol, produziu. Porém, ao compararmos com a descontinuidade, a ação se aprofunda na relação do fenômeno artístico: autor, vedor, obra, rompendo com a idéia do artista como produtor mesmo da imagem, para multiplicar em outros a responsabilidade deste fazer.
Tesoura e Moebius, fita e percurso - Nesse sentido, a obra de Ligya Clark me remete a definição de descontinuidade do dicionário. Em “Caminhando”, a mão que aciona tesoura a caminhar sobre a fita que se multiplica. Fita que se afina avolumando-se no espaço. É também um desdobramento, como nos “Bichos”, que tem origem numa escolha assimétrica. Um lado da fita de Moebius permanecendo, descontínua em sua continuidade, pois em permanência. Ausência e propriedade em amálgama no correr do corte. A mão que desenha imagens, que mexe na obra e recria formas, a mão que aciona os botões das máquinas, a ignição da sensibilidade. As partes de Ligya são as dobras dos “Bichos” que des (articulam) sua forma, descontinuam o olhar para a percepção do movimento do objeto no espaço e nova forma que é sugerida na ação, que solicita outra ação para outro ver e, consecutivas repetições. Em nossas mentes, o labirinto das almas, insiste em nos animar ao fazer heróico. Dificilmente recria-se o fazer, na metáfora do corte-labirinto que salta da mente dos seres para as frisas dos palácios, em adornos de vaso gregos, das ondas do mar que quebram obtusas nas pedras da Galheta. Em um mar distante? A descontinuidade no percurso entre o que imaginamos e a realidade, o que vemos e olhamos nos interstícios dos vãos óbvios, dos nossos fazeres e nas falhas do viver, nos liberta do fazer heróico amarrado a um trajeto definido, e do heroísmo, para viver nas falhas, a administrar perdas, esperar pelo erro, buscar densidades amenas que conforte nossa existência vazia de sentido, mas ainda vida sem determinismo. Que destrame a linha contínua de cômoda biografia! Jorge Fortuna - Professor de Arte. Porto Alegre, 17 de maio de 2009.

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